ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
Radar da transparência

História

O povoamento da sede municipal iniciou-se em 1945 na fazenda Três Ilhas, de José de Paula Barbosa que juntamente com Ambrósio Moreira de Carvalho, e João Antônio Moreira edificaram suas moradias e um “Cruzeiro’, dando-se ao povoado nascente o nome de “Campão”, mais tarde também denominado “Paulápolis” em homenagem ao seu fundador.

A fertilidade das terras e a facilidade de acesso às comunas vizinhas concorreram para seu rápido desenvolvimento, tornando-se em pouco tempo expressivo centro comercial, com intensa atividade agropecuária, base de sua economia.

O alto nível de progresso motivou sua elevação diretamente de povoado a município, autonomia obtida pela Lei Estadual nº 831, de 20 de outubro de 1953, instalado oficialmente em janeiro de 1954, desmembrando-se do Distrito de Leopoldina (Aruanã), Município de Goiás, com o novo topônimo: Fazenda Nova.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Fazenda Nova, pela lei estadual nº 831, de 20/10/1953, desmembrado de Goiás. Sede no atual distrito de Fazenda Nova, ex-povoado de Paulópolis. Constituído do distrito sede. Tendo sido instalado em 01/01/1954.

Em divisão territorial datada de 01/07/1955, o município é constituído do distrito sede. Pela lei municipal s/nº de 10/11/1958, é criado o distrito de Novo Brasil, ex-povoado, e anexado ao município de Fazenda Nova.

Pela lei estadual nº 2.345, de 09/12/1958, o distrito de Novo Brasil foi elevado à categoria de município, tendo sido desmembrado do município de Fazenda Nova. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01/07/1960.

Pela lei municipal nº 7, de 30/12/1961 é criado o distrito de Bacilândia e anexado ao município de Fazenda Nova. Pela lei municipal nº 8, de 30/12/1961 é criado o distrito de Serra Dourada e anexado ao município de Fazenda Nova.

Em divisão territorial datada de 31/12/1963, o município é constituído de 3 distritos: Fazenda Nova, Bacilândia e Serra Dourada.

O município é Termo e sede de Comarca desde de 1954.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE